Com a Revolução Industrial 4.0, a tecnologia e principalmente os dados acabaram se tornando os bens mais valiosos de uma pessoa.

Na era da internet, em que expomos nossos dados em compras e cadastros com apenas um clique, a segurança da informação é imprescindível, principalmente para bancos e empresas que disponibilizam o e-commerce.

Hoje, vemos até pedido de resgate por devolução de banco de dados em empresas, mas há um problema que vem afetando diretamente os consumidores que é a clonagem de cartão de credito.

Muitas vezes o consumidor sequer faz compras pela internet, mas com a facilidade de se ingressar em sistemas de bancos e/ou conseguir dados e senhas, isso não é uma garantia de que não vai acontecer. O fato de não expor dados na web não é mais indicativo de segurança, isso porque o golpe pode se dar nos próprios caixas eletrônicos, então, necessário saber o que fazer no caso de se verificar a clonagem do cartão.

1. Primeiro de tudo, informe o seu banco ou administradora do cartão de crédito solicitando bloqueio/cancelamento do cartão. Não esqueça de anotar número de protocolo.

2. Registre um B.O. – Boletim de Ocorrência, relatando a situação.

3. Solicite à sua operadora de cartão que sejam excluídos os valores de sua fatura, para que possa realizar o pagamento apenas nos itens por você consumidor. E não esqueça dos protocolos!

4. Se por ventura a operadora do cartão não se responsabilizar pelos danos, procure um advogado de sua confiança, para que verifique se a culpa foi sua ou se houve falha no sistema de segurança.

Busque sempre utilizar sites seguros ao informar seus dados e saiba que nem sempre a culpa é sua. Os e-commerces, bancos e administradoras de cartões tem o dever de garantir a segurança da informação dos consumidores, devendo inclusive indeniza-los em casos de falta de segurança que causa prejuízos ao consumidor.

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