A Marca nada mais é que o sinal distintivo que identifica um produto ou serviço, ou seja, é o nome/imagem que representa um negócio, uma empresa ou aquilo que ela produz.
Tudo que se vende ou que presta um serviço carrega uma marca, já que quando escolho comprar determinado produto de determinado estabelecimento ou não, estou vinculando a minha escolha a determinada marca- seja porque me foi indicada, seja porque já a conheço, ou por ter boas referências da mesma.
Assim, a marca é a responsável pelo sucesso ou fracasso de um negócio, dependendo da forma como ela é explorada.
Acontece que sendo o registro da marca diferente do registro da razão social e nome fantasia, essa marca precisa ser registrada no órgão competente, para assim, usufruir das prerrogativas legais de proteção. Caso contrário, os riscos de perder a marca, ter de pagar royalties ou indenização para o verdadeiro detentor e arcar com o ônus de criar nova marca e se consolidar no mercado novamente são grandes.
O ideal neste caso, tanto para pequenas ou microempresas, tanto para profissionais que exploram marcas sem empresas constituídas é sempre o registro da marca.
Desmistifica-se que só tem registro da marca empresas que podem investir, fomentando a ideia de que toda marca tem valor e independente do tamanho do negócio, ela é o ativo mais importante da empresa.
Assim, o registro é fundamental e imprescindível, porque sua marca vale muito!