Já se foi o tempo em que o advogado precisava apenas se preocupar com a parte técnica do escritório, sentar em sua cadeira e esperar o cliente chegar.
O advogado precisa ingressar na revolução 5.0 e aperfeiçoar a gestão do escritório em todos os sentidos, inclusive no que se trata de marketing.
Existe uma cultura em que somente os grandes escritórios se preocupam com isso, mas hoje, inclusive como forma de equalizar pequenos e grandes escritórios, o marketing digital possibilita um lugar ao sol a todos que nele queiram se aventurar e colher os seus frutos.
Marca Pessoal
Aprendemos na faculdade que escritório de advocacia não pode ter nome fantasia. No máximo, pode ser identificado pelo sobrenome dos sócios. Desta forma, a saída para se tornar conhecidO diante de outros profissionais, principalmente no que tange aos pequenos escritórios, é investir na marca pessoal.
O advogado precisa estar na mente das pessoas, pois somente assim ele será acionado quando ocorrer a demanda do potencial cliente.
Fortes marcas são capazes de atrair clientes e profissionais talentosos, também somam valor intangível aos produtos e serviços oferecidos, afetando positivamente o desempenho do escritório.
Ter uma marca pessoal forte, fará com que o potencial cliente lembre de você em determinada situação. Exemplo: você fala muito sobre registro de marca e o seguidor não tem marca, não tem negócio, não tem nem vontade de ser empreendedor. Mas quando o vizinho dele abrir um negócio e precisar desse serviço, esse seguidor saberá quem indicar.
Branding
Branding ou Brand Management é uma estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público consumidor, buscando a admiração e desejo pelos valores que a marca cria em torno de si mesma. A presença constante na mente do potencial cliente faz imensa diferença em um mercado competitivo como o da advocacia.
Persona
Para quem vc presta seus serviços? O profissional generalista está em baixa é necessário especializar-se. Se você já sabe a área de atuação, está na hora de conhecer melhor o seu cliente. Quem é ele? Quais seus hábitos?que conteúdos lhe interessam?onde ele está?
Se você ainda não sabe o seu nicho de atuação, calma. Nichar não significa que você não advogará em outras áreas, mas que será reconhecido pela Autoridade de uma área em específico, área essa em que, chegará um tempo que somente exercerá ela, tornando-se um super especialista.
Saber quem é a sua persona, fará com que se comunique e preste o serviço ideal para o cliente, valorizando-se tecnicamente e financeiramente.
Tom de voz
Criar uma conexão com o cliente, fidelizando o mesmo, entregando aquilo que ele espera naquela situação. Cada vez mais as soft skils são valorizadas e não é diferente no ramo da advocacia. Com tantos advogados no mercado e com tanta facilidade de informação e conteúdo, o diferencial acaba sendo a forma como trata o seu cliente, como você se comunica com ele.
Muito da impressão que o cliente, o juiz, o concorrente tem de você como profissional não é sobre o que você fala, mas o que você demonstra. Forma de se vestir, tom de voz, ritmo de fala. Utilizar-se da empatia e saber a dor que seu cliente tem e se comunicar com o seu cliente através da resolução dessa dor, é fundamental.
Ter consciência de todos esses pontos fazem com que você consiga se conectar com seu cliente, de modo a prestar um melhor serviço. Lembre-se, o maior marketing que existe é um cliente satisfeito – lembrando que satisfação não é sentença procedente!
Criar encantamento no cliente é um diferencial incrível para fidelizar o cliente e fazê-lo seu vendedor por onde quer que passe.
Opções para advogar na advocacia extrajudicial:
Parecer jurídico – e aí pode ser na área de atuação que você desejar – infinitas possibilidades.
Inventário, divórcio e usucapião extrajudicial, testamento, Acordo consensual, Registro de marca – Leia aqui.
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