Quem é autônomo sabe que um escritório de advocacia se compara à uma empresa no que tange à Gestão Financeira, de pessoas, estratégica, administrativa. Já se foi o tempo em que um escritório vive somente de processos.

A importância de gerir um escritório com excelência é diretamente proporcional ao sucesso do mesmo.

GESTÃO FINANCEIRA

Com a não obrigatoriedade de realizar caixa de entrada e saída através de contador (por não ser empresa), os escritórios de advocacia acabam não registrando receitas e despesas e por muitas vezes, se mistura patrimônio pessoal do advogado com receitas e despesas do escritório. Desta forma, não se tem controle de quantos negócios são necessários para manter despesas profissionais e pessoais no mês.

Importante controle apurado, para que se estipule ticket médio, metas de negócios mensais e planejamento de novas ações.

GESTÃO DE PROCESSOS

Muitos softwares que auxiliam na gestão do escritório existem no mercado. Importante que, mais que isso, sejam criados processos dentro do escritório, os quais devem ser seguidos para que se garanta o sucesso da gestão.

Explico: Não adianta ter o mais completo software, se não o alimento, ou um planner excepcional se não o consulto todos os dias. A habitualidade e constância no processo de gestão garantirá o sucesso dele, mesmo que você utilize apenas uma agenda de papel.

Crie uma rotina desde o momento de fechamento de contrato com o cliente até o arquivamento do processo. Assim, você ganha tempo, haja vista a automatização das tarefas burocráticas (pode até terceirizar para um estagiário) e pode se dedicar para a parte técnica e o sucesso no atendimento ao cliente.

GESTÃO DE CLIENTES

Uma das áreas mais importantes do escritório de advocacia e de qualquer negócio se refere aos clientes. O feedback é um dos requisitos mais importantes quando se trata de escritório de advocacia, haja vista que, como os processos acabam demorando pelo menos 6 meses, o que acontece por muitas vezes é deixar o cliente esperando sem informações.

Sabe-se que muitas vezes o que acontece é a própria falta de movimentação do processo, entretanto muitas vezes o cliente se vê desamparado por simplesmente não saber o que está acontecendo na sua ação. O caminho precisa ser inverso, ao invés do cliente buscar o advogado para saber mais informações, o advogado estar constantemente concedendo informações, ainda que sem novidades, mas demonstrando cuidado e zelo com a causa daquela pessoa.

GESTÃO DE CARREIRA

Por fim, a Gestão de Carreira nada mais é que um planejamento estruturado dos próprios rumos profissionais. Um dos pontos que mais tem se falado com relação á profissionais liberais é a especialização em um nicho a fim de que o profissional se torne autoridade naquele assunto. Escolhido o nicho de atuação, importante se definir objetivos e metas e assim definir estratégias de como chegar até eles. Por exemplo: Quero ser referência no meu Estado como Advogada em Propriedade Intelectual e quero dar aulas em cursos nesta área. Primeiramente preciso me capacitar, fazer cursos em instituições renomadas, ter experiência, participar de congressos, ouvir muito e escrever muito sobre o tema. E então fazer o seu marketing pessoal através de blogs e redes sociais como Linkedin, Twitter, Facebook e Instagram. A estruturação da carreira por vezes vai levar anos, mas pode ter certeza, vale a pena!

Empreender exige nervos de aço e coração. Muita paixão pelo que se faz e muita estratégia e firmeza no propósito para permanecer firme na luta. Não desanime, você já um empreendedor!

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