Há pouco tempo decidi contratar um estagiário, decidi que era a hora de quebrar o ego e ensinar outra pessoa a me ajudar! Coincidentemente, na minha pós  em empreendedorismo e inovação, comecei a estudar a disciplina Tópicos em gestão de pessoas.

Uni o útil ao agradável e comecei a estudar sobre como seria esse recrutamento e posteriormente essa seleção.

Pra iniciar pensei no perfil pelo qual estava procurando. Uma pessoa que escrevesse bem – o português seria fundamental. Não precisaria saber escrever peças jurídicas, mas escrevendo bem, já seria um grande passo. Também precisava de alguém que não fosse um chato do juridiquês, nem que viesse com muitos vícios de outros lugares, afinal, trata-se de um escritório diferente! #oescritoriotadiferente

E claro, outras habilidades seriam diferenciais, como noções de marketing digital, copy, seo, etc; além de simpatia e vontade de aprender.

Decidi anunciar a vaga pelas redes sociais, afinal, minha persona (acadêmicos de direito) lá estavam.

Acabamos recebendo inúmeros currículos. Poucos se utilizando de um design, muitos nem em .pdf enviaram.

Descobri que a realidade do mercado ou das faculdades estava um pouco diferente do desejado. Muitos estudantes exibindo suas hard skills e experiências enquanto precisávamos mesmo eram das soft skills – vontade, flexibilidade, empatia.

Enfim, selecionamos e acertamos! Acertamos muito viu Bruna?! Kkkk

Então, fica a dica para a seleção do estagiário:

DEMANDAS

Verifique quais suas demandas – atendimento ao público, auxílio na parte administrativa, redação de petições?! Talvez você nem precise de um estagiário de direito, mas sim de jornalismo ou administração.

ALINHAMENTO DE EXPECTATIVAS

Alinhe expectativas com o estagiário: valores, oportunidade de crescimento, dê e receba feedbacks constantes. Estamos todos aprendendo juntos. Quebre a muralha de que você quem irá ensinar tudo.

DEIXE ELE VOAR

Confira protagonismo ao estagiário, dê liberdade pra ele criar e produzir- claro, sempre de forma supervisionada. Uma cabeça pensante, mas sem envolvimento emocional com gestão/clientes do escritório poderá fazer com que se visualize o processo de gestão sob outra perspectiva. Esteja disposto e aproveite a liberdade de ter um estagiário para chamar de seu.

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