MAPA DE EMPATIA
Já se foi o tempo em que o advogado precisava apenas se preocupar com a parte técnica do escritório, sentar em sua cadeira e esperar o cliente chegar.
O advogado precisa ingressar na revolução 5.0 e aperfeiçoar a gestão do escritório em todos os sentidos, inclusive no que se trata de marketing. Conhecer o cliente é fundamental para o sucesso do escritório.
Para quem você presta seus serviços? O profissional generalista está em baixa. É necessário especializar-se. Se você já sabe a área de atuação, está na hora de conhecer melhor o seu cliente. Quem é ele? Quais seus hábitos?Que conteúdos lhe interessam?Onde ele está?
Uma ótima ferramenta para conhecer enfim quem é o seu cliente é o “Mapa de Empatia” – criado pela consultoria de design XPLANE, como parte da Metodologia Canvas para modelos de negócios. que oferece uma visão real dos comportamentos, desejos e percepções do seu cliente.
Empatia – a chave da ferramenta
Ser empático é a capacidade de se colocar no lugar do outro e experimentar sua visão de mundo. No Direito estamos muito acostumados em utilizar a empatia, seja através dos princípios de justiça social, seja nos casos concretos como uma força motriz para defesa dos direitos dos clientes.
Neste momento, a importância da empatia se dá para entendermos o que o cliente sente, pensa e vê o mundo. Quando detemos essas informações, temos grandes dados poderosos para melhor prestação dos serviços.
O Mapa
Para completar o mapa de empatia é necessário responder aos seguintes questionamentos:
com quem estamos sendo empáticos?
o que ela/ele precisa fazer?
o que ela/ele vê?
o que ele/ela fala?
o que ele/ela faz?
o que ele/ela escuta?
o que ele/ela pensa e sente? Quais são duas dores e desejos?
Essas ferramentas alcançam um melhor resultado quando praticadas em grupo, haja vista que há maior cocriação e opiniões enriquecendo as respostas.
Benefícios práticos
Muitos são os benefícios da utilização dessa ferramenta, listados a seguir:
- Conhecer melhor o público e a partir disso implantar determinadas formas de atendimento, determinada utilização de recursos
- Abordar melhor o potencial cliente, saber onde ele está, sua forma de comunicação
- Atender de forma mais assertiva o que o cliente espera daquele serviço
- Informações organizadas e de fácil visualização
- Baixo custo da ferramenta
Opções para advogar na advocacia extrajudicial:
Parecer jurídico – e aí pode ser na área de atuação que você desejar – infinitas possibilidades.
Inventário, divórcio e usucapião extrajudicial, testamento, Acordo consensual, Registro de marca – Leia aqui.
Se interessou? Leia o artigo do porque eu decidi advogar em Marcas aqui.
Outros artigos que você pode se interessar: