Se este artigo tivesse sido escrito antes do período pandêmico, teríamos outra linha de pensamento, mas como está sendo após, continue atrás do seu notebook, pegue um café e vem comigo.
QUEM É O SEU CLIENTE?
A importância de definir um nicho de atuação na advocacia vai além da especialização técnica; ela se estende à compreensão profunda do cliente e de seus hábitos. Conhecer o nicho permite ao advogado entender as necessidades específicas desse grupo, comunicar-se de forma mais eficaz e construir relacionamentos sólidos. Essa compreensão não só orienta a estratégia de marketing, mas também influencia as decisões sobre o formato do escritório. A escolha entre um escritório físico ou virtual, chique ou modesto, deve ser moldada pela preferência do cliente e pelo valor que ele atribui à imagem e ao atendimento personalizado.
Abrir um escritório 100% digital para atender clientes em busca de aposentadoria pode não ser tão apropriado, mas se a aposentadoria é especializada para engenheiros, por exemplo, pode ser, pois são profissionais que utilizam muito o digital para trabalhar e provavelmente não terão dificuldades em buscar um escritório que atenda dessa forma, ou então, que atenda em um coworking, no próprio escritório ou em sala da OAB.
MEU CLIENTE É ANALÓGICO, POSSO TER ESCRITÓRIO DIGITAL?
O termo “escritório digital” geralmente se refere à adoção de tecnologia e ferramentas digitais para aprimorar a eficiência e a acessibilidade dos serviços jurídicos. Isso pode incluir o uso de e-mail, videoconferências, armazenamento em nuvem, sistemas de gerenciamento de casos online e muito mais.
Se o seu cliente preferir métodos de comunicação mais tradicionais, como atendimentos e reuniões presenciais, você ainda pode acomodar essas preferências, mesmo mantendo um escritório digital. A tecnologia pode ser uma ferramenta para aprimorar a prestação de serviços legais, mas não precisa substituir completamente os métodos tradicionais, caso não seja a preferência do cliente.
DICAS PARA UM ESCRITÓRIO DIGITAL
Escolha as Ferramentas Certas
Utilize ferramentas de gerenciamento para acompanhar processos e prazos.
Adote uma solução de armazenamento em nuvem segura para documentos e arquivos.
Use software de videoconferência confiável para reuniões virtuais com clientes e colegas.
Gerenciamento de Comunicação
Estabeleça diretrizes claras de comunicação, incluindo horários de disponibilidade para chamadas e e-mails.
Use sistemas de gerenciamento de tarefas e agendas para acompanhar compromissos e prazos.
Utilize ferramentas de colaboração online para trabalhar em equipe, compartilhar documentos e fazer revisões conjuntas.
Atendimento ao Cliente
Ofereça opções de atendimento ao cliente virtual, como videoconferências ou reuniões online.
Esteja disponível para responder a perguntas e fornecer atualizações de caso por meios digitais.
Pagamento de Alvará e Tributos
Não é porque o seu escritório é digital que você está livre das taxas e impostos (quem dera!). Verifique junto ao seu Município quais taxas são exigidas para o exercício da atividade.
Validação e Melhoria Contínua
Solicite feedback de clientes e equipe sobre a eficácia do escritório digital.Esteja disposto a fazer ajustes e melhorias com base nas sugestões recebidas.
Alinhamento de expectativas com os Clientes
Ajude os clientes a se adaptarem à comunicação digital, se necessário, fornecendo orientações claras e suporte técnico. Alinhe as expectativas com ele sobre canais e horários de comunicação e formas com que ele se sinta seguro com o atendimento remoto.
Outros temas importantes sobre Carreira:
Pivotando-a-carreira-no-direito/
Se interessou? Leia o artigo sobre o poder do Give First aqui.
Outros artigos que você pode se gostar: